QUESTÃO SOCIAL


QUESTÃO SOCIAL


Questão Social tem sua origem na Europa Ocidental durante o século XIX. 
O significado  está nas mazelas vividas e em ascensão deste período entre os proletariados (classe operária), que eram paupérrimos pois recebiam salários miseráveis.

Desta maneira, as políticas sociais foram estrategicamente elaboradas pela classe burguesa, -que era a maior beneficiada com a pobreza e a miséria dos proletariados-, pelo fato desta classe (ploretários) não aguentarem mais a exploração imposta pelos burgueses, passando assim a contestá-los através da conscientização de seu status perante este sistema injusto.

Tudo isso surgiu juntamente com a industrialização e urbanização que marcou a Revolução Industrial, surgindo assim a "Questão Social".

Também pode-se definir a Questão Social como o conjunto das expressões das desigualdades sociais capitalista com um eixo comum: a produção social encontra-se cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se implacavelmente social, enquanto a usurpação de seus frutos ficam com o setor privado, monopolizada por uma pequena parte da sociedade.

Por estar passando por uma crise a nível global no último terço do século XX, as idéias liberais ganham força. Ocorreram mudanças significativas no mundo do trabalho. Dessa maneira o capitalismo firmou-se como a única alternativa diante da crise.

De acordo com esta perspectiva, passamos do Welfare Capitalismpara o Capitalismo Global, menos organizado e influenciado por fluxos financeiros e de informação, desestabilizando a vida profissional e familiar dos indivíduos e retirando poder aos Estados no controle da economia. 

Desta maneira, os países industrializados parecem ser cada vez mais afetados pelo desemprego, precariedade laboral, pobreza e exclusão social.

A Questão Social é um objeto do Serviço Social. Este conceito está diretamente relacionado com o sistema capitalista de produção, isto é, a maneira/ forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e dividida.

" A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão" (CARVALHO, IAMAMOTO).

Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre a "Questão Social"

 Questão Social









Fonte: fafich.ufmg.br/nesth/IIIseminario/texto11.pdf
            revistaseletronicas.pucrs.br

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE