CLASSES SOCIAIS

 NÃO É TÃO DIFÍCIL ENTENDER


As condições materiais nas quais as pessoas crescem e vivem têm um impacto importante e significativo em suas identidades pessoais e sociais e isso influencia tanto a maneira como elas pensam e sentem sobre seu ambiente social quanto principais aspectos de seu comportamento social.

Em relação à classe média, os indivíduos da classe baixa, ou seja, a classe trabalhadora, são menos propensos a se definir em termos de seu status socioeconômico e são mais propensos a ter autoconceitos interdependentes. Também estão mais propensos a explicar eventos sociais em termos situacionais, como resultado de terem um menor senso de controle pessoal.

Pessoas da classe trabalhadora dão maior ênfase à empatia e são mais propensas a ajudar outras pessoas em situação de vulnerabilidade. O fato de que as normas de independência da classe média prevalecem em universidades e locais de trabalho de prestígio, torna as pessoas da classe trabalhadora menos propensas a se candidatar a cargos em tais instituições, menos propensas a serem selecionadas e menos propensas a permanecer se selecionadas. 

Em outras palavras, as diferenças de classe social em identidade, cognição, sentimentos e comportamento tornam menos provável que indivíduos da classe trabalhadora possam se beneficiar de oportunidades educacionais e ocupacionais para melhorar suas situações socioeconômica. 

Uma das ironias das sociedades ocidentais modernas, com sua ênfase em valores meritocráticos que promovem a noção de que as pessoas podem alcançar o que desejam se tiverem talento suficiente e estiverem preparadas para trabalhar duro, é que as divisões entre as classes sociais estão se tornando mais amplas e não mais estreita.

Você quer entender um pouco mais sobre classes sociais e seus significados? Então baixe o E-book abaixo. É seu, Clique na imagem e baixe.












PUBLICIDADE

PUBLICIDADE