DIREITA & ESQUERDA POLÍTICA: ENTENDA

 PARA O TRABALHADOR QUE ACHA QUE SABE, MAS NÃO ENTENDE NADA


Direita & Esquerda política: estas duas palavras estão sendo muito utilizadas nos últimos anos pela população brasileira. Isso por que a maioria da população - que é pobre - e historicamente nunca se interessou por política, de repente, com o desenvolvimento tecnológico, acessibilidade as redes de internet, além da alucinação das redes sociais, decidiram se interessar, como também - num passe de mágica - que são estudiosos no assunto, a tal ponto de entender que, a direita os representa. Como assim?

Pois é. E isso que me pergunto todos os dias: como os pobres, trabalhadores assalariados desse país, se sentem representados pela ala direita política? Acabei descobrindo e foi bem fácil. Não foi nada difícil descobrir que, a grande maioria dos pobres desse país, não entendem nada de política. Mas o pior de tudo é que, juram que entendem.

Então fiz uma pequena pesquisa, bem simples e com amigos, colegas de trabalho e família. Consistia em fazer algumas perguntas sobre justiça social e o significado de "esquerda". O que ficou constatado e fica nítido para mim após isso, é que para essa camada "ignorante politicamente", a palavra esquerda parece remeter a alguma coisa "ruim". Afinal de contas, esquerda parece ser algo negativo. Não é mesmo. E ao contrário, direita deve ser "bom". Dessa forma, talvez direita significa o "bem". Direita é igual ao bem e esquerda é igual ao mal. E inacreditável esse pensamento mas foi exatamente isso que ficou claro!

A camada pobre do Brasil que, são contra a esquerda e consequentemente o partido dos trabalhadores, parece que resolveram torcer para a direita. Assim como quem torce para um time de futebol. Um time de futebol que, por mais que você escute críticas relatando o quanto seu time é ruim, não tem história, é insignificante em relação aos demais, etc., isso não lhe comove, pois você gosta desse time, se identificou com ele de alguma forma e não importa o que falem -mesmo sendo a mais pura verdade -, você continua desse lado : "torcendo".

Inacreditável. Essa é a palavra que traduz esse absurdo que descobri. Sei que existem "n" fatores que contribuíram para isso, além claro da desinformação, fake news, etc. Descobri também que a maior parte que chegou próximo de se tornar um "classe média" em algum momento do governo anterior e provou um pouco do que o capitalismo oferece de bom para aqueles que conseguem se sobrepor aos outros, também mudaram seus pensamentos e nesse ponto mudaram de lado - somente em pensamentos mesmos - e não na real, pois com a crise retornaram ao patamar de pobre e a classe que sempre pertenceu, porém os sentimentos continuaram da outra classe. 
As vezes me pego com dó, mas ao mesmo tempo não tenho nenhum pouco de "pena", pois talvez tenhamos que sofrer um bom tempo para somente assim, após muitas "chibatadas", acordar e tentar mais uma vez - daqui a não sabemos quantos anos -, retornar ao poder e as justiças sociais que conquistamos e que estão sendo esmagadas.

Bom, então aí vai a minha contribuição para quem quer saber o significado, a verdade, entendendo que talvez esteja do lado errado, do lado contrário a sua classe, pois classe não se torce, se é ou não é.

DIREITA E ESQUERDA POLÍTICA: VAMOS ENTENDER PARA NÃO SER ENGANADOS


Tudo começa em um processo revolucionário, na França em 1798. Entre 1798 a 1815 como a história nos conta, ouve então a Revolução francesa. A partir desse evento, é que se deu a origem aos termos "direita" e "esquerda" na política. 

Isso por que os aristocratas (girondinos) eram conservadores, pois defendiam os privilégios da igreja, o sistema de classes que existia no antigo regime e os benefícios da aristocracia. Para eles, as grandes mudanças já haviam acontecido no país, não sendo mais necessárias.  

Os jacobinos (na época eram os burgueses), que também nessa época pagavam a conta dos privilégios da aristocracia e da igreja, sentavam do lado esquerdo e defendiam o republicanismo, secularismo e o livre mercado. Eles acreditavam em grandes mudanças que poderiam ocorrer e estavam dispostos a fazer acontecer. Naquela época trabalhadores e camponeses não tinham representação no parlamento, pois a democracia desse momento era muito excludente.

Na política, a expressão direita descreve uma visão ou posição específica que rege como natural aceitando a hierarquia social ou desigualdade social como inevitável, natural, normal ou desejável. 
A expressão esquerda se caracteriza através da ideologia da defesa de uma maior igualdade social. Existe aqui uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagens em relação aos outros e uma posição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.



Você que é pobre, trabalhador, consequentemente assalariado ou desempregado mesmo, por favor, abra sua mente e leia com atenção, pois as definições aqui serão bem simples e não acadêmicas, para que o entendimento seja perfeito.

Esquerda é o termo usado para denominar um posicionamento político, partidário e ideológico que tem como principal objetivo a defesa de interesses de classes sociais e de igualitarismo. As classes sociais identificadas como trabalhadores assalariados, os pobres em geral, injustiçados socialmente, etc., são as classes cuja a esquerda representa e cria métodos através da política para os defender. 
Se tratando de política, ao ouvirmos alguém falar que uma pessoa é de esquerda, significa que esta concorda e compactua com os posicionamentos ideológicos deste aspecto político, ou seja, quando alguém é de esquerda, significa que defende os direitos sociais, as minorias, os direitos conquistados dos trabalhadores e luta pela conquista de direitos igualitários para todas as classes frágeis e injustiçadas.

O QUE A ESQUERDA DEFENDE

A ideologia política de esquerda defende que, o controle seja efetuado pelo Estado, e que somente dessa forma exista igualdade entre os cidadãos.
Esta ideia sugere que o Estado deva controlar o funcionamento de vários setores da sociedade, seja responsável pela educação, saúde, trabalho e demais direitos básicos aos cidadãos.
A ideologia de esquerda defende principalmente as classes sociais menos favorecidas na sociedade, ou seja, aquelas que necessitam de mais atenção e serviços públicos.
Agora eu fico a me perguntar: por que hoje, muitos pobres, trabalhadores ou não, não se sentem representados pela esquerda? Não é estranho essa situação? Por isso digo que é hora de repensarmos o que achamos que sabemos sobre política e começar do zero. Não é vergonhoso, pois vergonhoso é ser enganado achando que é esperto.

O primeiro passo é exatamente entender e saber  a qual classe você pertence e classe não se torce, se faz parte, se é. A partir daí é necessário entender o que significa e para que serve e foi criado cada coisinha neste sentido. Esquerda e Direita tem suas ideologias bem definidas, por tanto é necessário que você entenda e saiba que ao apoiar a classe errada, você estará literalmente "dando um tiro no pé".  

Não existem mais heróis ou "tiradentes" no país, pois se você acha que apoiando a classe opressora irá melhorar o sistema, lhes digo que sim, mas a pergunta é para quem? Para todos? A resposta será: não. Melhorará o país apenas para a minoria que detém a maior parte das riquezas do país. Para que isso aconteça eles criam leis que destroem nossas conquistas e minam a esperança da classe fragilizada. Neste caso a dos trabalhadores que estão apoiando a classe errada.




Direita é uma expressão usada para representar um posicionamento político, partidário e ideológico. Assim como nos remete o conceito das ciências políticas, o posicionamento político de direita é marcado por características conservadoras em relação ao social e ao governo. Se tratando de política, ao ouvirmos alguém falar que uma pessoa é de direita, significa que esta pessoa costuma dar prioridade aos direitos individuais em detrimento aos direitos coletivos.

O QUE A DIREITA DEFENDE

A ideologia política de direita defende que a sociedade será melhor organizada se os direitos individuais tiverem prioridade sobre os direitos de todos, ou seja, da coletividade. posicionamento conservador. 
A direita defende que o poder do Estado seja limitado, que os governos não tenham muito poder sobre o funcionamento e a regulamentação dos setores da sociedade e das empresas. Colocando assim parte das responsabilidades aos cidadãos e retirando do Estado. A direita defende o livre mercado, um conceito em que as empresas tenham liberdade para agir e se regulamentar por conta própria, sem sofrer intervenção por parte do Estado. Neste caso, também são livres para modificar leis em prol do patronato e limitação dos direitos dos trabalhadores sem as devidas fiscalizações e/ ou intervenção, neste caso do Estado.
Lembre-se que, os políticos direitistas em boa parte ou maioria, são grandes empresários e eles aproveitam para votar leis que os favoreça. Leis que beneficiem as grandes empresas e retirem direitos dos trabalhadores, dessa forma o lucro será muito maior para esta classe. Sabendo disso, na hora de votar, você tem que conhecer o candidato e seus verdadeiros interesses. Isso por que muitos em campanha dizem e prometem que vão criar muitos empregos e acabar com o desemprego no país. Quando ganham, demonstram que assim o fizeram, porém são sub empregos de salários miseráveis que servem para aquecer a economia com números mentirosos no sentido de entendimento de enganação do povo e das outras nações, pois a maior parte do seu povo, na verdade está vivendo no limite da pobreza ou sem perspectivas alguma de melhoras, inclusive em algumas regiões passando fome.

Você entende que, o que parece ser bom para todos, na verdade é apenas uma enganação e que será bom apenas para uma classe? Mas neste caso, que falamos sobre empregos, um político de esquerda claramente lutará por empregos de qualidade e não somente pensando em quantidade e a partir daí buscar uma justiça social para todos os cidadãos.

Claro que esse é apenas um pequeno exemplo, mas que já poderá abrir a mente de muita gente, de muito trabalhador enganado. Sei também e não me iludo, pois muitas pessoas que precisam entender e aprender, se quer irão ler este artigo até aqui, mas receberei críticas por isso de muitos direitistas que sim, irão ler até o final, infelizmente. 

Hoje as pessoas preferem vídeos, pois é mais prático e não cansa, não dar trabalho. Porém é uma armadilha, pois o conhecimento maior está nas leituras de qualidade com fontes verdadeiras e não em vídeos em que centenas de manipuladores dizem que são especialistas em tudo, somente para manipular com fake news a maior parte da população vulnerável, que são os pobres, trabalhadores assalariados.

NÃO SE ENGANEM, LEIAM, APRENDAM

Deixarei logo abaixo alguns links com artigos, matéria e jornais confiáveis e de pessoas confiáveis para uma leitura mais detalhada e qualitativa, pois o que escrevi se trata de um resumo verdadeiro, mas um resumo. Para um melhor entendimento, é necessário ler muito mais e pesquisar muito mais. 
Vou deixar também um e-book grátis - cortesia do meu blog - sobre o assunto, é só clicar na imagem e baixar: aproveitem.

NOTA

  • > Proletário: segundo Marx, proletário é a classe que trabalha, que vende a sua força de trabalho e garante a partir da mais-valia o enriquecimento da classe burguesa.
  • > Mais-valia ou Mais-valor: é o termo empregado por Karl Marx a diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho que é a base do lucro no sistema capitalista.
  • > Sistema Capitalista ou Capitalismo: é um sistema econômico que visa ao lucro e a acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção.

INDICAÇÃO DE LEITURAS:




CONHEÇA O MEU PROJETO SOCIAL DE E-BOOKS GRATUITOS

 



CONHEÇA TAMBÉM OS MEUS LIVROS





PUBLICIDADE

PUBLICIDADE