COMO É VIVER SEM DEUS

 POR QUE ACREDITAR EM DEUS

IMAGEM: Canva.com

No que acreditar? De verdade: no que você acredita?

Vão existir respostas: " Não acredito em nada"; Quando morremos acaba tudo"; "Não existe nada após a morte"; " A morte é o fim"; " Deus não existe".

Qual é a sua resposta? Espero muito que seja diferente. Que seja positiva na crença em Deus. Por que o que vou escrever aqui tem a ver com a loucura e o absurdo da não existência. Por que é isso no que transformarão as pessoas que não creem em Deus. 


O ABSURDO DA VIDA SEM DEUS

Se Deus não existe, então o homem e o universo estão condenados à morte. Na verdade, à morte eterna ou ao não mais existir, ao nada. Se o homem não acredita na imortalidade espiritual, então a sua vida o leva apenas à sepultura e sua vida é apenas uma faísca na escuridão infinita, pisca e então se apaga, morre para sempre.

O pensamento que passa ao sentimento de não mais existir após morrer, é muito desconcertante, podendo levar à loucura, pois embora eu saiba agora que existo, que estou vivo, também sei que um dia não existirei mais, que não serei mais, que morrerei. É mais que um pensamento, é um sentimento ameaçador, pensar que a pessoa que chamo de "eu", deixará de existir para sempre. É somente isso então? Acabou? É insano esse pensamento. 

Sabemos que o homem busca explicações para tudo desde sempre e na fase iluminista conseguiu se desapegar mais da religião e buscou respostas sem Deus. O problema foi que, as respostas que conseguiu, não foram nem um pouco animadoras.  Pelo contrário, foram sombrias e terríveis.

Imagine agora que você acaba de descobrir cientificamente que é um subproduto acidental da natureza, um resultado da matéria mais o tempo, mais o acaso. Não há razão para a sua existência. Tudo o que você enfrenta é morte, o fim. 

O homem moderno pensava que, quando se livrasse de Deus, se libertaria de tudo que o sufocava e o reprimia.  Mas se enganou, pois a verdade sem Deus é absurda e inaceitável. Sem Deus o homem e o universo não têm futuro, estão condenados. Condenados à morte aguardando uma inevitável execução. Se não existe Deus, não existe imortalidade. E o que isso significa? Significa que a própria vida é absurda e não tem significado algum, valor ou propósito final sem Deus.


É IMPOSSÍVEL PRATICAR O ATEÍSMO SEM ENLOUQUECER

O ateu não tem como viver da não crença em algo maior, em Deus, de maneira consistente e feliz dentro dessa sua visão e entendimento de mundo. 

Isso por que, o ateu, ao tentar criar um significado na vida, dar sentido a ela, de alguma forma, acaba criando ilusões, algo que engane a si mesmo para sobreviver sem surtar. Por exemplo: fingir que o universo tem algum significado sem a intromissão de Deus. Dessa forma o homem ateu está preso em sua própria teoria, que se mostra totalmente inconsistente e ele sabe disso, porém para tentar ser feliz busca se enganar.

Isso significa dizer que vive em uma total inconsistência de pensamentos e sentimentos. No caso, esse acreditar tem que ser em algo tão poderoso que a sua definição é Deus. Mesmo que o ateu não aprove e não aceite.


Abaixo deixo um e-book de cortesia para você que leu esse post até aqui. Clique na imagem e baixe.



FONTES: 

Pode viver sem Deus (wol.jw.org)

Pode o homem viver sem Deus? (visaocrista.com.br)








PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE