RICOS MAIS RICOS, POBRES MAIS POBRES E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

É NECESSÁRIO A CLASSE POBRE ENTENDER O SIGNIFICADO DE CLASSES E SOMENTE ENTÃO BUSCAR SOLUÇÕES PARA A SUA DIGNIDADE


Você sabe o significado de “ser rico”? O significado de riqueza?

O acúmulo de capital, ou seja, recursos econômicos acumulados ao longo do tempo, de maneira abundante e eficiente, trazem uma vida estável e transforma a realidade. Muitos bens materiais como imóveis, empresas, automóveis, terras, etc., fazem parte dessa realidade.  

Estou escrevendo este post – claro que gostaria que todos entendessem melhor sobre classes e o significado verdadeiro de pobreza e riqueza-, mas também para reavivar esse tema à classe frágil e vulnerável do Brasil em sinal de alerta contra futuras enganações políticas e ideológicas que conduzem essa classe ao abismo. 

Assim como também, para que todos entendam através de um relatório que foi divulgado nesta terça-feira (7), chamado de Desigualdade Mundial, produzido por um laboratório de mesmo nome e cujo um dos coordenadores é o francês Thomas Pikkety, autor do Best-seller: “O Capitalismo no Século XXI”, que a concentração global da riqueza no mundo está com 1% da população, que detém 38% de toda riqueza produzida no mundo nos últimos 26 anos.

Desde 1995 os 50% mais pobres conseguem apenas 2% do montante
e hoje existem no mundo 520 mil bilionários que fazem parte do 0,01% mais rico e que concentram 11%, esse número correspondia a7% em 1995.

A desigualdade está presente em todos os continentes e a parcela de riqueza obtida pelos 10% do topo é sempre superior ou próxima aos 70%. 


A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

É fato que, países em que as políticas sociais são estruturadas e a proteção social são bem estabelecidas se saíram muito bem ao conter a pobreza durante a pandemia da Covid-19.


Desigualdade e pobreza acabam por fazer parte de escolhas políticas e não de restrições econômicas. Quando um governo intervém de forma organizada e eficiente para combater a pobreza, atacando as desigualdades sociais, a realidade sempre tende a mudar de maneira positiva e a renda, diz muito sobre isso.

Leia a matéria na íntegra sobre o relatório da Concentração de Riqueza Global numa Minoria e seus Impactos no Mundo, em: oglobo.com/economia. Acesse este link.


MINHAS CONSIDERAÇÕES

Pessoal, trouxe à tona esse tema, com o intuito de abrirmos os olhos para as injustiças sociais no mundo, como também para começarmos a abrir mais os olhos para a nossa casa, o nosso país. Entendendo de maneira inteligente todo esse significado, principalmente sobre a nossa classe e o que devemos defender, conseguiremos modificar essa realidade injusta.

Deixei ao longo do texto, dois e-books gratuitos, para que você tenha o entendimento sobre o que é ser rico e o que é ser pobre, de maneira esclarecedora e de leitura fácil. É só baixar!      

 

 

Fontes de alguns dados:







PUBLICIDADE

PUBLICIDADE