"O HOMEM É O LOBO DO HOMEM" Thomas Hobbes

É DIFÍCIL ENTENDER A HUMANIDADE


É fato  na história  que a humanidade sempre esteve em uma guerra constante entre povos, mas analisando o motivo, parece óbvio de mais para se aceitar uma explicação simples e creio que o motivo tem a ver com a verdadeira essência do ser humano: um ser mau.  

Bem, essa é uma explicação que o filósofo Inglês Thomas Hobbes utilizou lá atrás entre os séculos XI e XII, para  as incertezas que vivia à sua época. Para ele o homem é mau por natureza e sua tese se encontra na obra de sua autoria "O Leviatã", inspirada em uma figura mitológica, que é uma serpente em que faz um acordo com os homens. Na medida em que os homens não cumprem o acordo, a serpente vem e os devora.   

De acordo com a teoria de Thomas Hobbes, pelo fato do homem já ter nascido mau, consequentemente não sabe viver em sociedade e dessa maneira tem a necessidade de um estado autoritário que dite as regras e as normas de convivência. Segundo o mesmo, para o homem se tornar social é necessário formar um novo pacto, um novo acordo entre homens, para que eles possam renunciar à coisa mais importante num estado de selvageria, que é a liberdade. 

Mas será que a teoria de Hobbes está correta? O que você acha, será que nós somos mesmo essencialmente maus? Pela nossa atual realidade, no contexto global de violência banalizada ao qual vivemos, é bem mais fácil concordar com essa teoria do que o contrário. 


Se perguntarmos para a maioria das pessoas na rua se elas se consideram má, a resposta sem sombra de dúvidas será não. Todos se consideram uma boa pessoa até que se prove o contrário. Em comunidades violentas onde imperam o tráfico de drogas, o mais terrível dos traficantes não se considera um cara do mau, afinal ele ajuda a comunidade na distribuição de cestas básicas, gás e ainda dá doces para as crianças carente. Mas mesmo após fuzilar um "inimigo", ainda assim ele se sente "gente boa" e não há quem o prove do contrário.

E-BOOK  GRÁTIS
E-BOOK  GRÁTIS
Temos também o exemplo de pessoas "de bem", de lugares civilizados e bem estruturados como a classe alta. São todos exemplos de civilidade, porém após uma dura e ríspida discussão no trânsito, é capaz de passar  sua pick-up por cima de um motoqueiro que arrancou seu retrovisor com um chute após uma fechada. Esse cara é um empresário, pai de família e bem sucedido, ou seja, não é violento e não precisa empunhar uma arma e tampouco vender drogas para sobreviver. Não seria mais fácil ele comprar outro retrovisor?

Pois é, por essas e outras que a teoria de Thomas Hobbes ganha força hoje, mesmo após tantos séculos da criação de sua tese. A pergunta que fica é: o que você é capaz de fazer quando não está sendo observado? Será que tudo que você faz corretamente não é apenas por causa das leis e a força do estado com sua mão pesada sobre você?

Dê sua opinião nos comentários e reflita sobre esse tema. O que a humanidade quer verdadeiramente para o seu futuro?

Aproveite e dê uma olhada no nosso site de e-books grátis. Com temas sociais relevantes variados e gratuitos em prol de informações de fácil acesso à sociedade e de fácil leitura. Esse é o meu projeto e convido você a dá uma olhada e se possível nos apoiar.

Obrigado.




     Adquira esse e-book sobre a minha batalha contra a Depressão e apoie o meu      Projeto Social






Fonte: 

THOMAS HOBBES " O homem é o lobo do homem"

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE