O DILEMA(MEDO) DAS AULAS PRESENCIAIS

 PANDEMIA X VOLTA ÀS AULAS X MEDO

Imagem: PMV


Na capital do Espírito Santo (Vitória) no dia 01 de março teve início as aulas presenciais com protocolo e o grande dilema dos pais continua. As crianças precisam estudar, principalmente os adolescentes em transição escolar pois existe a necessidade de preparação e aprendizado, porém as famílias não se sentem confortáveis de enviar suas crianças à escola. Muitas dessas famílias são formadas por idosos, pessoas com comorbidades, doenças crônicas, ou seja, são famílias vulneráveis. 

Por outro lado não possuem o mínimo de condições de manter a criança estudando em casa pela internet em plataformas escolares por 'n' motivos.

Muitas famílias, mesmo com computador e internet em suas casas não garantem um bom aproveitamento das crianças, pois seus pais e/ou familiares não tem o mínimo de estudo suficiente para uma orientação escolar adequada e acesso de maneira descente às plataformas escolares. Muitos sequer têm tempo para isso pois trabalham em tempo integral de domingo a domingo. Plataformas essas que, para alguns é de fácil acesso, mas para muitos é a coisa mais difícil do mundo. 

Bem pessoal, esse é o dilema de centenas, por que não dizer de milhares de crianças em que famílias não conseguem acessar e fazer parte do que lhes é de direito. A pandemia continua, mas as pessoas precisam trabalhar, as crianças precisam estudar e o mundo continua girando mesmo com todo esse turbilhão de problemas na sociedade.

A questão maior e importante é que, no Brasil, país em que a maioria das crianças vivem em situação de pobreza e extrema pobreza e



fazem parte de escolas públicas degradantes, é possível confiar e ter todo esse apoio prometido? Pra quem envia seus filhos para escolas particulares ou vivem em grandes centros, como Vitória, parece muito fácil a resposta, porém nem tudo são flores. Ninguém pode garantir que uma criança não se contamine e leve para casa o vírus. Nem os professores, nem o secretário de educação, muito menos o prefeito.

Somente para reflexão de todos, pois exatamente no dia (1) uma adolescente de13 anos morreu de covid após voltar as aulas em Campinas. Apenas uma criança morreu que se tenha notícia. Apenas uma? Vá dizer isso à sua família. Ninguém, no fundo, quer fazer parte dessa roleta russa e expor seu filho ao perigo. Foi com aquela família, mas poderia ser com a nossa, afinal ninguém é melhor que ninguém. O dilema contrasta com a incompetência governamental, pois se os gestores brasileiros realmente cumprissem seu papel, talvez seria mais tranquilo mandar nossos filhos à escola.

No final de 2020 o presidente brasileiro sancionou um projeto de Lei que liberava R$ 6,1 bilhões retirados de várias áreas, sendo que somente da educação retirou R$ 1,4 bilhões para a conclusão de obras do Ministério do Desenvolvimento regional e infraestrutura.

E aí, dá pra confiar?






PUBLICIDADE

PUBLICIDADE