CONSCIÊNCIA DE CLASSE

VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA A QUAL CLASSE PERTENCE?

Imagem: Tim Peters/Flickr

Vou tentar esclarecer de uma forma objetiva e prática o termo conhecido como "consciência de classe" para o entendimento da população que ainda não se identificou com sua classe social.
Claro que não me aprofundarei muito na questão de classe sociais pelo fato de ter ramificações maiores, porém o que escreverei será o ponto mais importante de se entender. Um básico e objetivo no sentido que a população trabalhadora, assalariada, pobre e consequentemente vulnerável, se identifique e entenda com mais clareza ou de uma forma a questionar e buscar informações mais aprofundadas que tirem de sua frente a neblina da ignorância.

Existem poucos que, são donos de meios de produção (fábricas, bancos, propriedades rurais, etc.), esses fazem parte da burguesia. Existem muitos que, vendem sua força de trabalho para sobreviver: assalariados. 

A partir dessa compreensão da sociedade, pode-se observar a diferença das classes e a categorização que se denomina de classes sociais.

A burguesia tem o poder econômico através dos meios de produção, pois é a detentora. Dessa forma, também é possuidora do poder político. Assim, mantém seus privilégios e o principal ponto do capitalismo, a exploração sobre os proletários (assalariados).

Continuando o nosso entendimento de classes, ou melhor, "consciência de classes" é que, os detentores do poder (a burguesia), impõe sua ideologia, ou seja, falsas idéias, com propósitos do não reconhecimento de explorado por parte do assalariado, e assim impedindo os mesmos de se rebelarem contra o "estado atual das coisas", ou seja, o status quo

O QUE O POVO PRECISA ENTENDER E APRENDER PARA TER A CONSCIÊNCIA DE CLASSE  

Depois de uma breve e objetiva explicação sobre o que significa classe social, continuaremos agora, de maneira que possamos abrir a mente para a consciência, o entendimento e aceitação da própria classe ao qual pertencemos. Ou seja, a "consciência de classe". 



O trabalhador que não reconhece a sua situação e a de seus semelhantes como estado de explorado, acomoda-se e não se dá a possibilidade de mudar a sua realidade.

A falta dessa compreensão de classe, denomina-se alienação. Em contra partida, o reconhecimento de que pertence a uma classe de explorado, significa "consciência de classe". 

Segundo Cristiano das Neves bodart (Dr. em sociologia USP, professor de pós graduação em sociologia em UFAL), em seu estudo da teoria marxiana de Karl Marx, a consciência de classe envolve dois tipos ou estado de consciência: "a consciência de si" e a "consciência para si".

Ainda segundo o mesmo: 

  " A consciência de si é o reconhecimento de sua classe enquanto grupo subjugado no contexto do sistema capitalista. A classe é, antes de tudo, um "ser" social e para se constituir como tal, precisa da consciência de si mesma, reconhecendo suas potencialidades e fragilidades enquanto grupo social.
A consciência de si é o estado de rompimento com a visão fatalista de mundo, a ruptura com o estado de alienação e o desenvolvimento de consciência dos sentimentos e sofrimentos alheios, identificando-se com outros sujeitos em mesma situação. Em outros termos, é a consciência que passa a ser capaz de aprender a realidade que cerca o sujeito. Esse sentimento abre espaço para emergência de uma consciência de classe "para si".
A consciência para si envolve a percepção de que a organização enquanto classe unida é a chave para a ação política em direção a transformação de estado das coisas, do status quo. É importante mencionar que o grau de consciência de classe em si e para si possuem diferentes intensidades, mas sem consciência de classe em si não é possível, segundo Marx, a produção de uma consciência para si. Ambas as consciências compõem, como denomina a teoria marxiana, a consciência de classe.

Bem, acho que deu para, -  de maneira resumida e objetiva-, esclarecer um ponto importante nos dias de hoje em se tratando de lutas por direitos em que a política está em evidência e o povo brasileiro mais ativo quanto a isso. Porém existe uma classe consciente ao seu pertencimento em sua totalidade - que é a classe burguesa-, em contrapartida os trabalhadores se dividiram, talvez por pura ignorância e desconhecimento, talvez por manipulação, enfraquecendo a categoria, a classe.

Existe uma confusão entre os proletariados (trabalhadores assalariados) algo embutido propositalmente nessa categoria pela alta classe política, burguesa do país, com o intuito de enfraquecer, dividindo a classe trabalhadora. O que se percebe é que realmente funcionou. 

Nas discussões acaloradas sobre política, hoje, os trabalhadores se dividiram e muitos estão totalmente alienados com a ideologia burguesa, imaginando que estão ajudando e contribuindo com o país.

Por fim, espero que eu tenha contribuído com esclarecimentos principalmente para os trabalhadores alienados e que não têm consciência da classe ao qual pertencem.



Clique abaixo e entenda sobre:

- BURGUESIA

- PROLETÁRIO

- IDEOLOGIA

- ALIENAÇÃO





 


FONTE: BODART, Cristiano das Neves. O conceito de consciência de classe. Blog Café com Sociologia. 2018. Disponível em:<https://cafecomsociologia.com/consciencia-de-classe/ ‎>. Acessado em: jun. 2019.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE