A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO

BOLSA FAMÍLIA E EDUCAÇÃO ANDAM JUNTOS

Foto: MDS/ Rafael


















Para quem somente critica e deseja o fim do Programa Bolsa Família (PBF), as informações a seguir talvez mudem os pensamentos retrógrados e até preconceituosos de uma parte da população desinformada.


Uma das condicionalidades impostas pelo Governo Federal às famílias cadastradas no PBF se refere à educação, ou seja, matrícula e presença escolar. A frequência escolar mensal é uma das prioridades para crianças e adolescentes.


Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Cidadania, referentes aos meses de outubro e novembro de 2018, o índice chegou a 93,8%. Essa porcentagem é o equivalente a 13,1 milhões de beneficiários do PBF em idade escolar, dos 14 milhões existentes.

De acordo com as regras do programa: 
A presença em sala de aula está entre os compromissos assumidos pelas famílias ao ingressar no programa. A frequência escolar mensal deve ser de, pelo menos 85% para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para jovens de 16 e 17 anos.
Segundo Eduardo Pereira, Diretor de condicionalidades de Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC): 

O objetivo do acompanhamento da frequência - chamado de Condicionalidade- é promover a inclusão e a permanência escolar. A exigência representa também um compromisso para o poder público, que deve garantir a oferta de ensino regular aos estudantes.
Há diversos estudos que comprovam que o acompanhamento da frequência leva à menor evasão escolar, melhora o resultado escolar dos beneficiários, contribuindo no longo prazo, para que essas crianças tenham mais condições de participar ativamente da sociedade. Numa perspectiva mais ampla, esse é o papel das condicionalidades de educação: dar às crianças condições de, no futuro, saírem da situação de pobreza das suas famílias originárias" (entrevista de Eduardo Pereira ao site MDS).

De acordo com o site MDS, no que tange à frequência escolar, a região norte do país alcançou o melhor resultado relacionado à frequência escolar dos beneficiários do PBF. 97.52% cumpriram as exigências do programa, que equivale a 2,04 milhões. 
O Estado nordestino que alcançou o maior resultado foi o Piauí com 387.958 (98,87%), seguido do Amapá 74.524 (98,79%), Maranhão 1.011.738 (98,22%) e Acre 115.592 (97,79%).

Assim, com estas informações você poderá entender o significado do Programa Bolsa Família para o Brasil. O impacto desta conquista será sentido por todos, pobres e ricos do país.

Ou será que as pessoas estão iludidas com o novo governo que diz endurecer nas questões de segurança pública e pelo que tudo indica, políticas sociais estão em segundo plano? Iludidas, pois se pensarmos apenas em prisões e uma segurança melhor, terão que construir mais e mais presídios, pois o país está se tornando uma verdadeira fábrica de delinquentes, marginais, traficante, enfim  bandidos e o combate a isso não é apenas a repressão através de políticas de segurança, mas sim com políticas sociais eficazes que retirem as crianças e adolescentes das ruas e da situação de miséria ao qual boa parte vivem com suas famílias. 

Podemos entender que o Programa Bolsa Família é um programa de política social que vem dando frutos e resultados, porém muito criticado por se tratar de um país historicamente corrupto.

Tudo que se cria no Brasil com boas intenções e em prol da população mais pobre do país, torna-se um alvo fácil para ladrões e estelionatários inclusive de colarinho branco, transformando a opinião pública dos desinformados em desfavor do que dar certo.

O Assistente Social tem uma importância fundamental no Programa Bolsa Família. Entenda como (CLIQUE AQUI).


Por: Ivanildo Miranda





Fonte: MDS (mds.gov.br)

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE